Indicadores de Marketing Digital: O que analisar em um Relatório de Mídia Online?

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Para quem não sabe o que analisar em um relatório de mídia online, vamos falar neste artigo sobre indicadores de Marketing Digital.

Quando trabalhamos com mídia online, estamos atuando em um ambiente rico em dados e insights. Para obter sucesso nesses espaços, é crucial utilizar Indicadores de Marketing Digital, a fim de analisar e interpretar essas informações de forma estratégica e orientada.

Na pesquisa global “What Is Your Data Really Worth?”, elaborada com mais de 1.000 empresas participantes, foi mostrado que ao adicionar o uso de dados nas estratégias:

  • 97% das empresas atingem ou superam suas metas de retenção de clientes, com a maioria (60%) superando suas metas;
  • As empresas adicionam uma média de 5,32% à sua receita anual, enquanto cortam 4,85% de seus custos operacionais anuais, devido ao melhor uso dos dados;
  • 93% das empresas sentem que tendem a tomar decisões melhores e mais rápidas do que os concorrentes.

Quando exploramos um dashboard com dados em tempo real, podemos extrair ideias valiosas para os negócios. Por isso, consideramos os relatórios de mídia online verdadeiros guias para aumentar o desempenho de empresas.

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E este é o aspecto que mais difere o marketing offline do marketing digital. 

A princípio, enquanto que no offline podemos enfrentar desafios em relação à precisão e coleta de dados, no online temos à disposição uma variedade de métricas e ferramentas avançadas para medir o desempenho das campanhas e ações digitais.

Dependendo do negócio e da estratégia, com o marketing digital é possível extrair insights até para o ambiente físico, sabia? 

Entenda: ao compreender a fundo as métricas presentes nos dashboards, você é capaz de identificar tendências, pontos fortes e fracos de estratégias e, a partir desse compilado de informações, tomar as melhores decisões para o seu negócio.

A seguir, nosso objetivo é te mostrar a importância de estudar corretamente um relatório de mídia online a partir dos Indicadores de Marketing Digital.

O que é preciso saber antes de analisar um Relatório de Mídia Online?

Para analisar um relatório de mídia online de forma eficiente e estratégica, é importante saber alguns pontos fundamentais da campanha a ser analisada. Veja os 5 elementos principais:

  • Objetivos: aqui é o ponto de partida de qualquer análise. Entenda quais foram os objetivos definidos para a campanha, tanto os de curto prazo quanto os de longo prazo.
  • Contexto: depois dos objetivos, precisamos do contexto, a fim de entender a duração da campanha, o público-alvo definido, a verba, as mensagens e os canais utilizados, além de possíveis acontecimentos internos e externos que podem afetar os resultados.
  • Benchmarking: tenha anotado os benchmarks do mercado de atuação ou dos concorrentes, a fim de ter um parâmetro externo para medir o desempenho das suas campanhas. 
  • Ferramentas de Coleta de Dados: essa é a parte prática de extração de dados e informações. É importante conhecer e familiarizar-se com as ferramentas de coleta de dados utilizadas para gerar o relatório. 
  • Indicadores de Desempenho: tenha definido quais são os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados aos objetivos da campanha. Isso ajudará você a focar nas métricas relevantes no relatório e a entender se está alcançando os resultados desejados.

Indicadores-Chave de Desempenho: como escolher os melhores para o seu negócio?

Insight via Scoro

Um Indicador-Chave de Desempenho, ou KPI, é uma métrica utilizada para monitorar e mensurar o progresso de uma estratégia, que está vinculada às principais metas e objetivos do negócio.

Logo, é preciso analisar: se a métrica rastreia seu desempenho em um processo ou objetivo não essencial, é uma métrica de negócios. Contudo, se a métrica rastreia seu desempenho em um processo ou objetivo comercial importante, então é um KPI.

30 Indicadores de Marketing Digital para analisar em um relatório de Mídia Online

Quando estamos no ambiente online, os Indicadores de Marketing Digital podem ser divididos em cinco objetivos principais: 

Geração de Leads
  1. Novos Leads/Oportunidades
  2. Leads Qualificados 
  3. Custo por Lead Gerado
  4. Custo por Conversão
  5. Tempo Médio de Conversão
  6. Taxa de Retenção
  7. Net Promoter Score
Tráfego para Site
  1. Número de Visitas ao Site/Páginas
  2. Visitantes Recorrentes x Novos Visitantes
  3. Visitas por Canal de Comunicação
  4. Tempo Médio na Página
  5. Taxa de Conversão para Conteúdo de Call-to-Action
  6. Taxa de Cliques (CTR)
  7. Páginas por Visita
SEO 
  1. Links de Entrada para o Site
  2. Tráfego de Busca Orgânica
  3. Novos Leads de Busca Orgânica
  4. Conversão de Busca Orgânica
  5. Autoridade da Página
  6. Palavras-Chave no Top 10 SERP
  7. Taxa de conversão por palavra-chave
Publicidade Paga 
  1. Leads e Conversões de Publicidade Paga
  2. Custo por Aquisição (CPA) e Custo por Conversão
  3. Taxa de Cliques em Publicidade PPC (Pay-per-Click)
  4. Retorno Sobre Gastos com Publicidade (ROAS)
Mídia Social
  1. Visitas por Redes Sociais
  2. Leads e Conversões por Redes Sociais
  3. Taxa de Conversão
  4. Tamanho do Público Gerenciável
  5. Taxa de Engajamento

E aí, ficou alguma dúvida sobre a importância de um relatório de mídia online a partir dos Indicadores de Marketing Digital?

Se você quer saber mais sobre como analisar os dados gerados por seu negócio e canais de comunicação, agende uma conversa com quem entende do assunto! 

Podemos ajudar você a compreender melhor essas informações, além de extrair insights valiosos para suas futuras decisões. Não perca tempo e entre em contato com a Maxio!

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