O que você precisa saber antes de criar um Site Profissional?

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Veja neste guia o que é preciso saber antes de criar um Site Profissional e alavancar a Presença Digital do seu negócio.

Você está aqui porque precisa melhorar a presença digital do seu negócio. E quer saber mais sobre como criar um Site Profissional, acertei? 

Se esse não é seu objetivo, ou você já está com uma estratégia digital ativa, ou ainda não entendeu a importância da Internet.

Para quem gosta de fatos, o passado é um bom professor. Quantas empresas, líderes em seus segmentos, caíram no ostracismo ao não se adaptarem às mudanças da era digital? 

Um caso que ilustra bem esse cenário é o da Kodak. Com um forte apego ao que sempre foi, o negócio não conseguiu acompanhar as transformações do ramo da fotografia. Acabou perdendo mercado para as câmeras digitais, declarando falência em 2012. Triste fim. 

E de maneira atenta, no que tange nosso papel enquanto profissionais de marketing, o que podemos tirar como aprendizado deste fato histórico? 

Para aquelas marcas que querem permanecer ativas no cotidiano das pessoas, adaptar-se às mudanças tecnológicas e, principalmente, às expectativas dos consumidores é muito importante a longo prazo.

É por isso que trabalhar a presença digital é um mecanismo vital para empresas nos dias de hoje. Fortalece a imagem da instituição e acelera a adaptação às atualizações digitais. 

Quando falamos sobre presença digital, precisamos imediatamente nos conectar ao comportamento do nosso público, a fim de elaborar as melhores estratégias para cada perfil de consumo.

Comportamento do Consumidor: caminho de sucesso para negócios

Presença digital é o conjunto de atividades que criam uma representação da empresa na internet. Isso pode ser desde a criação de um site profissional, até a participação ativa nas redes sociais. 

Tudo depende do seu negócio, do seu objetivo e do comportamento do seu consumidor. Anelize Soares, Gestora de Atendimento da Maxio, reforça esse ponto em uma observação sobre os nossos projetos:

“Temos clientes, por exemplo, cujo objetivo nas redes sociais é exclusivamente criar autoridade em determinado assunto em que atuam. Outros precisam expor seu produto/serviço focados na aquisição de leads. Isso também depende muito do momento em que a empresa está. Algumas empresas já criaram autoridade e conseguem leads qualificados, tendo como necessidade atual se manterem ativas nas redes para reforçar a lembrança de marca.” 

Pense na jornada de consumo do seu cliente: há uma grande chance dele passar, em algum momento, pelo Google e/ou redes sociais para se informar mais, certo?

Isso não é uma tendência apenas de agora.

O que dizem as pesquisas sobre o comportamento do consumidor atual?

Em 2017, as pesquisas sobre comportamento do consumidor já apontavam para a necessidade de uma estratégia online. Na época, um estudo da Salesforce mostrou que 85% dos consumidores realizavam pesquisas antes de uma compra online, e entre os canais mais utilizados para essa busca estavam os sites (74%) e as redes sociais (38%). 

Após a pandemia de covid-19, o comportamento de consumo mudou ainda mais. Hoje, a tendência principal é ser omnichannel, ou seja, oferecer uma experiência de compra integrada e consistente em todos os canais de atuação da empresa. 

O mercado já está se movendo nessa direção e vários estudos sustentam essa perspectiva. A Pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela  Opinion Box e Dito, apontou que, dentre os entrevistados, 84% dos consumidores gostam que lojas físicas e online estejam integradas.

Outro ponto importante é sobre as experiências hiperpersonalizadas por meio da ciência de dados e inteligência artificial, que podem variar desde a recomendação de produtos até a previsão de novas necessidades com base em comportamentos anteriores.

As empresas que valorizam a auto expressão de seus consumidores tem em mãos grandes oportunidades de fidelização também: 72% dos consumidores entrevistados esperam que as empresas os identifiquem como pessoas únicas e saibam captar seus desejos. E 73% afirmam que preferem comprar de negócios que já adotam essa postura.

Em outras palavras: o hábito de explorar os próprios interesses torna a experiência única para o público mais engajado. Consequentemente, lembrar da marca que propôs toda aquela vivência fica mais fácil também.

Presença Digital e Funil de Vendas: uma estratégia fundamental para empresas

Assim como na loja física, para alcançar o sucesso no ambiente online é preciso que as empresas interajam com o público nesse espaço também. Por isso, à medida que o comportamento do consumidor se torna mais digitalizado, a presença digital se faz mais urgente.

Quem trabalha no mercado publicitário há mais de 10 anos viu inúmeras mudanças digitais afetarem o comportamento do consumidor, forçando empresas a mudarem significativamente sua forma de fazer publicidade e negócios.

Ao abordar a presença digital de forma planejada, é importante utilizar o funil de vendas e a jornada do consumidor como base para elaboração de estratégias eficientes.

O que é o Funil de Vendas?

Para relembrar: o funil de vendas auxilia na descrição das etapas que um cliente em potencial percorre ao efetivar uma compra, indo desde o primeiro contato com a empresa até a conversão. 

Normalmente, ele é dividido em três fases principais: 

  • topo de funil (conhecimento/consciência): momento de atrair a atenção das pessoas e despertar o interesse do público-alvo. Podemos usar estratégias de marketing de conteúdo, interação nas redes sociais, práticas de otimização para mecanismos de busca (SEO) e publicidade online para gerar awareness e tráfego para o site da empresa.
  • meio de funil (consideração): aqui, os potenciais clientes estão considerando as opções e avaliando diferentes soluções para o problema. Fornecer conteúdos relevantes e informativos cria uma visão de autoridade e constrói confiança em produtos e serviços. Nessa fase, você pode utilizar  estudos de caso, webinars, e-books e depoimentos de outros clientes.
  • fundo de funil (decisão/ação): nessa fase os consumidores estão prontos para se decidir e realizar uma ação. Portanto, é vital facilitar o processo de compra. Fornecer informações detalhadas sobre os produtos e serviços, usar chamadas à ação claras e atrativas, além de apresentar canais de atendimento e suporte ao cliente.

Lembre-se: uma estratégia eficiente é uma estratégia periodicamente atualizada. 

Por isso, é fundamental acompanhar os resultados de cada etapa. Só assim podemos fazer os ajustes necessários com base nas métricas de desempenho selecionadas. É bom usar também os feedbacks de clientes e as mudanças que afetam o negócio, sejam elas internas ou externas.

Ao mapear os melhores conteúdos e estratégias digitais para o funil de vendas de um negócio, desenvolvemos uma relação mais consistente com o público. Assim, podemos criar uma presença digital eficaz e direcionada para os objetivos da empresa.

O papel de um site profissional na construção da Presença Digital

Faça um teste: pesquise sobre as diversas ações digitais que podem ser utilizadas em cada etapa do funil de vendas. Você vai perceber que é recomendável ter um bom site para auxiliar suas estratégias.

Não que isso seja fundamental. No início de qualquer projeto, é possível construir uma presença digital sem as ferramentas que um site oferece. No entanto, para expandir o negócio, saiba que um site profissional é indispensável.

Uma plataforma bem projetada e otimizada é uma maneira de centralizar informações. Sobre a empresa, seus produtos ou serviços, além de estabelecer uma presença digital confiável e profissional.

10 tarefas indispensáveis antes de criar um site profissional para o seu negócio

Insight via Rhode Island Small Business Development Center

1- Defina expectativas realistas para o projeto: quando você cria um site de qualidade, é preciso tempo, planejamento, investimento e bons profissionais. Fazer o que é correto agora evitará dores de cabeça no futuro. Defina suas expectativas de acordo com o que é possível no momento atual do seu negócio.

2- Identifique os objetivos certos para o seu negócio: quando nos deparamos com alguma necessidade, é comum tentar resolver da forma mais rápida possível. Contudo, às vezes é necessário observar mais o problema para identificar as melhores alternativas disponíveis.

3- Conheça bem o seu público-alvo: toda experiência desenhada para um site profissional é pensada nos usuários que irão interagir com a plataforma. Logo, é fundamental entender bem quem é o seu público, criando um dossiê completo das personas que representam os seus clientes.

4- Estude a sua concorrência: antes de criar um site profissional, é bom ver o que está sendo feito pelos concorrentes do seu negócio. Faça anotações sobre o que você gosta e não gosta, seja crítico em relação à  aparência, facilidade de uso, navegação, textos, legibilidade, entre outros aspectos.

5- Escolha uma boa URL: é muito mais fácil para o seu público lembrar do endereço do site se ele for curto e compreensível. Todas as letras são minúsculas, por isso é bom tomar cuidado com nomes estranhos e ambíguos.

6- Planeje a estrutura do site: precisamos imaginar como serão as interações entre pessoas e aquele ambiente digital. É importante projetar a melhor experiência do usuário.

7- Selecione as palavras-chave do negócio: é muito importante selecionar as palavras-chave para as quais se quer ranquear na internet. Além de serem usados na criação dos textos do site, os termos serão utilizados também em outras estratégias. Não apenas PPC, como também SEO, Marketing de Conteúdo, listas de segmentação para e-mail marketing e redes sociais.

8- Invista na qualidade dos textos: nesta etapa você vai precisar revisitar as palavras-chave selecionadas, o mapa do site e o dossiê sobre o público-alvo. Com essas informações em mãos, crie um texto curto e conciso. Se escrever não é o seu trabalho profissional, considere fortemente contratar um redator com foco em UX.

9- Avalie a identidade visual da empresa: além da parte textual, o visual também é muito importante para consolidar uma marca forte. Se o seu logotipo não for bom, considere colocar a criação do site em espera e comece a pensar sobre o branding da sua empresa.

10- Garanta que seu site seja responsivo: com toda certeza, hoje os sites precisam ser projetados para que sua capacidade de resposta para dispositivos móveis seja muito eficaz. Até mais que para desktop. O algoritmo do Google, por exemplo, já considera o mobile first como um dos requisitos fundamentais para o ranqueamento de sites.

E aí, o que você achou dessas informações? Clareou as ideias? Esses são pontos fundamentais para garantir a qualidade do projeto e possibilitar um crescimento do negócio.

Se você quer uma consultoria especializada ou pretende contratar uma agência para te auxiliar nesse processo, convidamos você para uma conversa. Vamos te mostrar como criar um ótimo site profissional e de que maneira isso vai ajudar a impulsionar sua empresa!

Entre em contato com a Maxio e vamos conversar!

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