Para alcançar o sucesso, um negócio precisa de Estratégias de Branding que vão além da criação de marca e identidade visual.
Atualmente, um dos pilares mais importantes do Marketing é desenvolver uma boa experiência do consumidor, e essa tendência também se aplica ao Branding através da experiência de marca – ou Brand Experience.
É um consenso na área: a forma que os clientes enxergam e interagem com uma marca pode fazer toda a diferença na percepção daquele negócio.
Para complementar o assunto, vale a pergunta: o que faz alguém pagar mais por um produto ou serviço? O site Consumidor Moderno trouxe uma análise relevante para responder essa questão.
Hoje, o consumidor tende a ter um comportamento mais exigente, digital e impaciente. E o que pode prejudicar uma experiência de consumo? Lentidão no atendimento, falta de humanização e atendimentos genéricos, como em chatbots.
O ponto é sustentado por uma pesquisa do Grupo Sercom com o Instituto Qualibest.
Entre os dados levantados, percebe-se um sentimento de desgosto pelo atendimento robotizado, com respostas automáticas ou pré-definidas. Entre os entrevistados:
- 41% afirmam odiar falar ao telefone com atendimento por robô;
- 35% dizem não gostar de chatbots;
- 31% não gostam de WhatsApp quando é preciso interagir com chatbots.
Isso não significa que devemos acabar com os chatbots, mas sim que é vital pensar em estratégias mais humanizadas.
O objetivo deste artigo é discutir as Estratégias de Branding que vão além da Criação de Marcas e Identidade Visual.
Mas antes, é válido recapitular algumas informações sobre a evolução do Marketing ao longo do tempo. E para isso, vamos recorrer aos conceitos do guru desta área: o autor Philip Kotler.
Do produto à experiência: o que podemos aprender com a evolução do Marketing?
Insight via Crehana
Quando abordamos a evolução do Marketing, temos que voltar muitas décadas na História.
Desde o início de 1900, diversas táticas mercadológicas foram criadas enquanto os setores comerciais cresciam e se aperfeiçoavam. Essas ações foram se condensando em estratégias e planos mais complexos ao longo do tempo.
Logo, precisamos considerar que a função do Marketing passou por fases distintas até chegar no que conhecemos hoje. Veja a seguir:
- Marketing 1.0: Foco no Produto/Serviço
No Marketing 1.0 o enfoque está nas características básicas do produto, como preço, composição e benefícios. A comunicação é unidirecional e focada em alcance. Realizada exclusivamente em meios tradicionais, como rádio, televisão e jornal impresso, não há espaços para feedback dos clientes.
- Marketing 2.0: Atenção ao Consumidor
Nessa etapa as marcas precisam se diferenciar da concorrência. É fundamental que elas desenvolvam uma proposta de valor que estimule as pessoas a escolhê-las em detrimento de outras. A partir dos meios que promovem a participação dos consumidores, como pesquisas de mercado, é possível construir relacionamentos mais fortes com o público.
- Marketing 3.0: Valorizar o Impacto da Marca
Aqui é o momento onde as empresas precisam se posicionar ativamente em prol do meio ambiente e sociedade como um todo. Ainda com foco no consumidor, nesta etapa é necessário dar atenção às aspirações, valores e futuro social. O objetivo é fortalecer produtos e serviços que geram um impacto positivo no planeta.
- Marketing 4.0: Integrar Novas Tecnologias
Essa etapa se baseia na economia digital, onde as novas tecnologias são as principais ferramentas para se relacionar com o público e colocá-los no centro de toda ação. Ou seja, aqui se inicia o Marketing Digital e suas diversas variações para se adaptar à jornada do cliente hiperconectado.
- Marketing 5.0: Foco na Experiência do Consumidor
Com as ferramentas, plataformas e estratégias digitais mais elaboradas, chegamos na era das experiências de consumo. As tecnologias permeiam o cotidiano moderno, portanto elas devem facilitar a vida das pessoas e transformar realidades de maneira positiva – seja no âmbito individual ou coletivo.
Quando pensamos na evolução do Marketing, aprendemos que a jornada não é mais sobre o que a empresa oferece, mas sim como ela cria e possibilita experiências para o consumidor.
De maneira semelhante, ao estruturar Estratégias de Branding, devemos ir além da criação de uma marca e identidade visual e focar nas experiências de marca como um todo.
Como criar Estratégias de Branding com foco nas Experiências de Marca?
Não vale a pena atrair e envolver pessoas a todo custo.
Se você quer propor algo realmente valioso para o público, invista em experiências de marca – ou Brand Experience. Do primeiro contato ao pós-vendas, o conceito do negócio deve inspirar todos os momentos com a empresa.
O que a marca promete (Brand) deve ser o que ela sempre entrega (Experience).
Para reunir mais promotores de marca, é necessário priorizar alguns pontos antes de elaborar suas Estratégias de Branding:
- Foque nas emoções do seu público: quando entendemos o que os clientes precisam – e quando precisam – podemos entregar produtos e serviços mais direcionados aos seus desejos. Tudo melhora quando também escutamos o que eles têm a dizer sobre as experiências vivenciadas. Uma experiência de marca efetiva estabelece relações nas quais os clientes se sentem emocionalmente conectados à empresa.
- Engaje quem trabalha na empresa: esses são os maiores embaixadores da sua marca. Além disso, muitos deles estão em contato direto com os clientes, o que cria ainda mais oportunidades de fidelização.
- Imprima o propósito da marca em todas ações: quando falamos de Brand Experience, vamos além de uma marca centrada no cliente. Com uma cultura interna e externa bem alinhada ao propósito do negócio, atrair e fidelizar as pessoas certas é muito mais fácil.
- Lembre-se de humanizar as estratégias: mesmo que o eixo de todo planejamento seja a marca em si, ainda é importante mostrar a equipe (líder incluso) que faz o negócio acontecer. Trazer as histórias, acontecimentos e visões de quem está na empresa é fundamental para criar laços reais e duradouros com o público.
- Pense nos clientes antes de se tornarem consumidores: o pulo do gato está aqui. Pense nos desejos das pessoas antes mesmo delas se envolverem com a empresa. Considere o perfil da persona que você deseja alcançar e mostre o conceito da marca com clareza em toda jornada, garantindo que o propósito esteja alinhado com o que ela procura. Não esqueça de analisar tendências e acontecimentos externos.
- Escute o que dizem sobre o seu negócio: abra canais de comunicação com foco em feedback e social listening, mensure os dados coletados e extraia insights a favor de mudanças positivas no negócio. E repita.
A partir dos pontos discutidos, podemos listar algumas Estratégias de Branding com foco na experiência de marca, como:
- Experiências imersivas em espaços físicos ou virtuais
- Personalização da experiência do consumidor
- Gamificação para envolver e entreter os consumidores
- Eventos e ativações de marca
- Colaboração com influenciadores ou embaixadores da marca
- Programas de fidelidade e recompensas
- Experiências sensoriais, como aromas, sons e texturas
- Utilização de realidade virtual ou aumentada para criar experiências interativas
- Estratégias de storytelling para transmitir os valores da marca
- Experiências exclusivas para clientes VIP ou membros de programas especiais
- Integração perfeita entre canais online e offline
- Design de embalagens e produtos que proporcionam uma experiência diferenciada
- Atendimento ao cliente excepcional e personalizado
- Parcerias estratégicas para ampliar o alcance da marca e oferecer experiências conjuntas
Não deixe que seu público passe por experiências negativas com a sua empresa.
Crie Estratégias de Branding focadas no propósito do negócio e mapeie todas as possibilidades de tornar o contato com a sua marca ainda mais satisfatória, valorizando cada vez mais o Brand Experience.
A Maxio pode te ajudar nesse processo! Entre em contato e vamos conversar.